Como se formam as Manchas?
A primeira coisa que você precisa saber é que as manchas na pele são formadas por conta de uma produção descontrolada da melanina.
A melanina é um pigmento que dá cor à nossa pele, ou seja, produzimos ela naturalmente.
Porém, algumas situações podem contribuir para que a melanina seja produzida em excesso, fazendo com que algumas partes da pele fiquem mais escuras do que outras. E são essas partes escuras que chamamos de manchas de pele.
Por que aparecem manchas na pele?
Essa produção descontrolada pode ser ativada por vários fatores, por isso é tão comum encontrar pessoas com manchas na pele, pois todos nós estamos expostos a esses fatores.
-
Os cinco principais fatores causadores de manchas são:
-
exposição solar: a radiação do sol desencadeia uma série de mecanismos na nossa pele que levam ao aparecimento das manchas;
-
gravidez e uso de anticoncepcional: ambos ativam mecanismos muito similares aos que a radiação UV provoca. É comum mulheres que nunca tiveram manchas na pele apresentarem melasmas durante a gravidez;
-
processos inflamatórios: os processos inflamatórios, como acne ou até machucados, ativam a defesa da nossa pele, que produz melanina para se proteger e acaba gerando manchas;
-
estresse: sim, até o estresse é responsável pelo surgimento de manchas na pele. Ele ativa uma substância diferente das anteriores, que leva a esse processo; e
-
poluição: estudos recentes apontam a poluição como superprejudicial para a nossa pele, sendo responsável pelo aparecimento de manchas e do envelhecimento precoce.
Onde as manchas são formadas?
Como falamos anteriormente, as manchas são resultado de uma produção descontrolada da melanina. Essa melanina é produzida em uma célula chamada melanócito, que fica na camada mais profunda da nossa epiderme
O que acontece: o melanócito produz melanina em excesso e, através dos dendritos (essas perninhas que ele tem), transfere a melanina para as células até chegarem à superfície da pele.
Por que é importante saber isso?
Porque aqui a gente entende que o tratamento das manchas não diz respeito a somente retirá-las da superfície da pele, temos que “controlar” o melanócito, pois ele vai sempre continuar produzindo mais melanina. Por isso, muitos tratamentos parecem que funcionam num primeiro momento, mas depois a mancha na pele acaba voltando.
Quando tratamos manchas, temos que pensar em várias coisas, mas as principais são:
regular a produção de melanina no melanócito para que ele pare de produzir de forma descontrolada esse pigmento;
impedir que a melanina já formada chegue à superfície da pele; e
remover as células já pigmentadas da superfície da pele.
Como tratar as manchas na pele e por quanto tempo deve ser feito o tratamento?
Você já entendeu que precisa tratar as manchas através das três ações citadas acima, mas como saber se o produto que você está usando faz tudo isso?
Aqui é muito importante você ler os ingredientes que o produto contém. Normalmente, as próprias empresas fornecem uma descrição dos ingredientes ativos (aqueles que realmente vão agir no problema), o que é cada um deles e o que de fato esses ativos fazem.
Caso prefira, você também pode entrar em contato com a empresa, ou com quem te vendeu o produto, e solicitar uma explicação mais aprofundada (agora que você já sabe tudo isso, fica muito mais fácil de entender).
Por quanto tempo o tratamento deve ser feito?
Vai depender de pessoa para pessoa, e principalmente, do tipo de mancha. Mas basicamente são duas fases: a fase do tratamento e a fase de manutenção.
No tratamento, serão usados mais produtos e com ações bem específicas para reduzir as manchas existentes, impedir que as manchas já produzidas cheguem à superfície e controlar o melanócito. O mínimo recomendado para essa fase é um período de 3 meses.
Na manutenção, depois que as suas manchas reduzirem, você utilizará produtos que vão manter o melanócito controlado para que não volte a produzir as mesmas manchas de antes. Caso você queira ficar longe das manchas, deverá sempre realizar a manutenção uma vez que comece o tratamento. O bom é que para isso existem vários produtos com outras funções, como anti-idade e antioleosidade, que também agem na redução de manchas e que devem se tornar parte da sua rotina de cuidados diária.
Para finalizar, vamos destacar dois pontos importantes:
Fique longe de peelings agressivos, que fazem a sua pele descamar. No primeiro momento, a sua pele vai ficar linda, porém se você não tiver muito cuidado depois e não usar produtos adequados, as manchas voltarão e podem retornar ainda mais fortes, já que se trata de algo muito agressivo que ativa o sistema de defesa da pele.
Procure sempre por produtos com registro na ANVISA e que tenham passado por testes de eficácia, ou seja, os produtos foram testados em laboratórios credenciados e têm resultados comprovados.
Conheça os Sérum Antimanchas
Nosso Sérum Antimanchas é incrível para ajudar a uniformizar o tom da pele e suavizar alguns tipos de manchas exatamente porque atua em diferentes etapas da melanogênese, agindo antes, durante e depois da mancha se formar.
Que tal inseri-lo na sua rotina de skincare? Poderoso no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas, durante e depois da mancha, hidratando, uniformizando não só o tom como a textura da pele e ainda devolvendo toda a sua luminosidade.
O Sérum Antimanchas combina ativos como Ativos: TGP-2 Peptídeo, Niacinamida, Alpha-Arbutin e Ácido Mandélico que regulam o início da produção da melanina além de potencializar o resultado em tratamentos para clareamento, iluminação e uniformização do tom da pele.
-
Smart Hyaluclar Micro 5 x 5 Ml Smart GR
O Smart Hyaluclar Fluido Clareador com Acido Hialuronico 5 Monodoses de 5 ml Smart GR é um ativo clareador cutâneo para ser utilizado em procedimentos de infusão, microagulhamento e jato de plasma. Assim, é um importante aliado nos tratamentos de melasma,
-
Smart Hyaluclar Meso 5 x 5 Ml - Smart GR
O Smart Hyaluclar Meso - Fluido Clareador Cutaneo 5 ampolas de 5ml - Smart GR é um fluido clareador de pele ideal para tratamentos de melasma, hiperpigmentação e clareamento íntimo. Atua em todos os fototipos de pele e estimula a renovação celular, através